O que são óleos essenciais?

Você já conheceu pessoas que utilizam óleos essenciais no dia a dia para aromatizar o ambiente ou mesmo como parte de tratamentos focados na beleza, bem-estar e qualidade de vida? Se a resposta for sim, certamente você já ficou curioso para saber o que são óleos essenciais e como eles agem no nosso organismo.

Os óleos essenciais podem ser encontrados em sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes de plantas. São substâncias vegetais voláteis e bastante concentradas, o que torna o aroma desses produtos algo bastante marcante e próprio. Dentre suas possibilidade de aplicação, as mais comuns são a inalação e o uso na pele, procedimentos que fazem os óleos essenciais serem absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.

Para conhecer mais sobre o que são os óleos essenciais e a sua atuação em nosso organismo, não deixe de acompanhar as informações que listamos na sequência deste artigo.




Saiba o que são os famosos óleos essenciais

Como mencionado no início, os óleos essenciais são extraídos de plantas, flores, raízes, entre outros componentes. Por isso, esses produtos possuem substâncias 100% naturais presentes nas essências que as plantas produzem. 

Os óleos essenciais são voláteis e possuem fragrâncias e ações variadas no organismo humano. Geralmente, eles são obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. 

Por conta das ações benéficas, os óleos essenciais são a base para tratamentos focados na aromaterapia, que podem ajudar os pacientes em diversas questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida, como controle do estresse e ansiedade e redução de dores. 


Conheça os óleos mais utilizados

A utilização de óleos essenciais no tratamento de humanos não é novidade. A aromaterapia surgiu por meio do químico francês René Maurice Gattefosse em meados de 1928. Mas, há indícios de que a técnica já era utilizada há muitos anos. Hoje, os óleos essenciais estão ganhando um destaque ainda maior, pois as pessoas estão em busca de complementos naturais para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Por conta disso, a busca por óleos essenciais tem aumentado. Mas, é importante se atentar a utilização correta desses produtos e também a sua procedência. É fundamental que a origem do óleo seja verificada, bem como os componentes de sua composição. Além disso, antes de começar a utilização dos óleos em sua rotina é recomendado conversar com um profissional da saúde de sua confiança, garantindo que não haja nenhuma contraindicação para o seu perfil.

Depois de verificar todos os pontos mencionados acima, é só escolher os óleos essenciais que atendam às suas necessidades. Abaixo, listamos os mais utilizados e as suas funções no organismo humano:

  • Lavanda: indicado para quem precisa relaxar e aliviar as tensões, inclusive na TPM (Temperamento Pré-Menstrual);

  • Laranja: recomendado para pessoas que buscam diminuir a ansiedade;

  • Sálvia: um dos óleos essenciais que podem ajudar a diminuir a pressão arterial;

  • Alecrim: indicado para melhorar o desempenho do cérebro;

  • Hortelã: boa opção para pessoas que precisam aliviar o estresse do dia a dia;

  • Canela: óleo recomendado para quem precisa melhorar o foco no trabalho, estudo ou nas tarefas de casa.

No artigo de hoje, mostramos o que são os óleos essenciais e o poder dessas substâncias no organismo humano. [


-- Fonte: #phytoterapica #oleosessenciais #farmaciademanipulacao #alchimia


5 visualizações
 

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 803 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81530-000, Brazil

(41) 3013-4656 (41) 98898-4021

  • Google Places
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por ALCHIMIA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO. 

CPNJ 07.259.323/0001-43 Endereço Físico: Avenida Coronel Francisco H dos Santos, 803 Curitiba-PR

Prazo de Entrega da loja virtual: aproximadamente 5- 20 dias úteis